Se você já fez uma compra em um e-commerce, já reparou que cada vez mais as empresas vêm optando por terceirizar seus serviços de entrega. É comum que elas optem por uma empresa de logística para atender a esse segmento, pois sem esse cuidado é muito difícil que prazos sejam cumpridos e que essas encomendas sejam entregues em perfeitas condições.

A logística é hoje parceira fundamental das empresas de quaisquer portes. Para que seus processos estejam todos alinhados, é necessário que o trabalho seja feita com muita atenção e eficiência, coisas que apenas profissionais capacitados da área podem garantir. Por vezes, contratar uma empresa para gerenciar essa área pode parecer algo complicado, pois esse é um mercado cada vez mais abrangente para suportar a demanda de procura. Todavia, alguns cuidados são essenciais nessa procura, pois ninguém quer ter dor de cabeça no momento em que o produto final chegue em seu cliente.

O primeiro fundamento para essa escolha passa por conhecer a fundo a empresa que se está contratando. Hoje em dia, as empresas de entrega de e-commerce trabalham em segmentos altamente específicos, cabendo ao contratante escolher qual se encaixa melhor ao seu produto

Essas empresas podem funcionar no ramo automotivo, farmacêutico, alimentício, eletrônicos e etc, portanto fique atento a esse detalhe e certifique-se de que a terceirizada enquadre-se em algumas das seguintes demandas: espaço e condições de armazenamento adequadas para seu produto, ativos próprios ou terceirizados, filiais pelo país, seguros e sua abrangência, certificações de segurança e qualidade, e por fim a localização da mesma.

Após encontrar qual o modelo de empresa que mais se adequa ao seu modelo de negócio, é preciso entender o portfólio dela, e quais suas soluções oferecidas para sua demanda. Afinal, uma empresa que faz a logística de entregas apenas de comércio físico, não atende sua necessidade no e-commerce.

Outro ponto importante, é entender se ela trabalha também com logística reversa, e também analisar o território que essa companhia atende, pois sem isso, suas entregas podem ficar sem área de cobertura.

O próximo passo é avaliar quais empresas que atendem às necessidades do seu e-commerce, também atendem à necessidade do seu cliente final.

É natural que em alta demanda, problemas de logística aconteçam, e se surgirem é preciso entender como a companhia vai lidar com o tratamento ao seu cliente. A quantidade de funcionários a postos para esse suporte em eventuais contratempos é importante, pois com isso ganha-se tempo. Sendo assim, alguns acordos prévios fazem-se fundamentais; e são eles: prazos acordados, rastreamento em tempo real, tempo de resposta, rapidez e agilidade na resolução de problemas, limpeza, organização e cuidado com o produto na entrega final – esse item, por vezes é o mais negligenciado.

Com todos esses pontos acordados antes de qualquer coisa, a empresa de e-commerce estará resguardada e sua relação com a empresa de logística muito mais clara e livre de problemas.

Outro ponto fundamental é conhecer e entender como trabalham os funcionários da empresa de logística contratada. São eles que vão cuidar dos produtos do seu e-commerce, e que farão todo o processo desde a retirada até a entrega do mesmo.
Estar perto neste nível de operação é importante, pois garante-se que as coisas aconteçam do seu jeito, deixando cada vez mais o processo todo com a cara da sua própria companhia.

Entenda se os profissionais da contratada são próprios ou terceirizados, e certifique-se de que eles são submetidos periodicamente a programas de capacitação e treinamentos profissionais. Isso tudo é muito importante, pois garante que esses funcionários estarão sempre atualizados com novas tecnologias e mecanismos do mercado de trabalho. Em suma, quanto mais capacitados e bem treinados os profissionais, melhor executado será seu trabalho.

Novas tecnologias são sempre frequentes nesse mercado, e elas fazem-se fundamentais pois trazem consigo diversas melhorias em seu serviço de entrega. Um exemplo é como elas ajudam sempre a calcular novas rotas e caminhos mais fáceis para a entrega de sua encomenda; isso sem contar na ajuda da gestão logística em todos os processos.

Uma empresa que mantém-se atualizada sempre nesse âmbito, é uma empresa muito mais capacitada a atender o seu e-commerce.

Não menos importante que tudo isso, vale ressaltar que ter uma empresa na gestão de entregas de seu e-commerce acarreta em muita economia. Não há necessidade de um time específico cuidando de transporte e distribuição, por exemplo. Você economiza em recursos logísticos e com gestão de pessoas, o que aumenta exponencialmente seus lucros e torna seu negócio muito mais próspero.

Opções no mercado não faltam com o crescente número de e-commerces. A Fast Via é uma das melhores, pois atende a todos os pré requisitos já citados. Com a Fast Via você ganha em confiança e conta com os melhores profissionais do mercado a sua disposição. São anos de experiência e respaldo no mercado que garantem eficiência e solidez nas funções exercidas.

Saiba mais!