Um fator preponderante no que tange a fidelização de clientes!

Que hoje, a logística reversa no e-commerce é um fator preponderante no que tange a fidelização de clientes, não é muito difícil de se imaginar. Alguns estudos, já apontam que 96% dos consumidores comprariam novamente de uma empresa que oferecesse um meio de devolução rápido e prático. Outra pesquisa, por sua vez, aponta que 62% das pessoas entrevistadas adquiririam produtos de uma mesma marca se ela tivesse devoluções e trocas gratuitas.

Sendo assim, é fácil de prever a importância da logística reversa antes mesmo de pôr em prática sua idéia de comércio eletrônico. Mas para que isso aconteça, é necessário entender melhor como esse conceito funciona.

A logística reversa é uma atividade dentro dos comércios que prevê a facilitação do retorno do produto ao remetente. É comum que clientes desistam de suas compras quando há o mau funcionamento do produto ou até mesmo quando o envio deu-se de maneira errônea; e com seus direitos previstos pela lei, se a empresa não estiver preparada para esse tipo de situação, é bem provável que as consequências apareçam. 

Citamos no início do artigo alguns estudos acerca do interesse dos consumidores em marcas que tenham por prática a logística reversa. Pois bem, agora saiba que existem pesquisas que apontam também, que até 30% dos produtos comercializados são devolvidos, e o custo desse processo pode representar até 5% do faturamento dos e-commerces. Sendo assim, é primordial que qualquer empreendedor tenha um projeto bem definido para poder cuidar de devoluções.

O plano que envolve a logística reversa deve sempre ser muito bem definido para que não hajam dúvidas quanto o passo-a-passo de todo o procedimento, e para que ele ocorra da maneira mais eficiente. Para que isso aconteça, é importante a empresa possuir uma página deixando claras as suas políticas de devolução de mercadorias, sempre pautadas pela legislação. Um serviço de atendimento ao consumidor (SAC) eficiente também é importantíssimo nesse momento; pois é também o meio mais efetivo de comunicação entre consumidor/empresa.

Um mapeamento efetivo de todo o ciclo de troca é o que estabelece o processo de coleta da mercadoria e a entrega de uma substituta, o que mantém a eficiência de sua logística reversa.

Por fim, mas não menos importante, uma dica fundamental é contar com o apoio de uma empresa séria e com experiência de mercado – como a Fast Via, por exemplo. Só assim, seu e-commerce tem o suporte para compreender cada passo da busca e entrega de cada produto; além de a longo prazo, ser muito mais saudável economicamente para seu comércio.

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