Já não é mais nenhum mistério que comprar online é uma propensão cada vez maior dentre os brasileiros.

Além disso, como já abordamos em outros artigos, a pandemia pela qual passamos alavancou ainda mais essa área do mercado. 

Dentro dessa nova situação, o Same Day Delivery (entrega no mesmo dia) aparece como como uma nova tendência – pelo menos no Brasil – para estreitar e solidificar ainda mais a relação entre vendedores, consumidores e o próprio mercado.

Para entender melhor sobre o conceito de entrega no mesmo dia, devemos visitar a origem do conceito. Ele surgiu em meados de 2012, e foi criado pela Amazon para atender justamente a urgência de demanda em diversos pedidos.  Após um breve período de consolidação, essa modalidade de entrega tornou-se de praxe em inúmeras empresas e está presente em mais de 500 cidades nos Estados Unidos.

No Brasil, a entrega no mesmo dia ainda passa por uma fase de adaptação e desenvolvimento, mas tem tudo para passar pelo mesmo processo e consolidar-se, assim como no mercado norte-americano.

E-commerce e varejo físico tem cada um seus pontos positivos e negativos, e são esses diferenciais que fazem o consumidor optar por um ou outro. O fato de não precisar sair de casa já não é mais a única vantagem no caso do e-commerce há muito tempo. Hoje as facilidades vão desde não ter hora para fazer suas compras, à conseguir comparar preços e obter informações muito específicas sobre o produto. 

Quantas vezes porém, não nos deparamos com casos em que a necessidade do produto é imediata, fazendo com que tenhamos de abrir mão de possíveis ofertas e facilidades encontradas apenas pela internet em prol do imediatismo.

A entrega no mesmo dia aparece então como a melhor solução nesses tipos de caso. O conceito potencializa absurdamente a experiência do consumidor, deixando-o mais satisfeito e contribuindo para o desenvolvimento do mercado. 

Algumas pesquisas já apontam para um ponto fundamental nesse cenário: hoje, a maior representatividade nos serviços de entrega pertence às transportadoras privadas. Com essas companhias, mais da metade das transações de logística de entrega se movimentam, transformado todo um mercado que antes parecia imutável.

O surgimento dessas empresas foi essencial para a criação de maior competitividade e consequente aprimoramento do mercado, já que serviços e valores diferentes fazem com que as disputas passem a ser maior.

Tamanha competitividade passa a tornar ainda mais fundamental um bom serviço de logística. O elevado número de e-commerces que hoje movimenta o mercado, faz com que a disponibilidade de produtos e insumos tenha de ser maior, o que só reitera a afirmação anterior. 

A entrega no mesmo dia entra então como um dos principais diferenciais que um comércio pode ter hoje. Além da satisfação e consequente fidelização do cliente, a modalidade de entrega também tem a capacidade de elevar a reputação do seu e-commerce.

Hoje, a entrega no mesmo dia ainda é um diferencial, todavia a tendência é que com a provável estabilidade do serviço, ela torne-se essencial para que sua companhia prospere.

A FastVia já conta com o serviço premium de entregas, que contempla prazos muito mais enxutos, e já fazendo entregas no mesmo dia em algumas praças.

Saiba mais!