A prática da Black Friday é cada vez mais comum no Brasil. Já é corriqueiro que em todos os anos, diversos e-commerces façam super promoções na última sexta-feira de novembro, e  como essa é uma data muito aguardada pelos consumidores, torna-se natural que as demandas das lojas tornem-se gigantescas. Por isso é muito importante que exista uma operação logística especial para a data, e ter em mente que essa preparação tem início desde o momento da compra até quando o cliente recebe o produto em sua casa.

O planejamento tem início no momento em que define-se quais os produtos devem entrar na promoção e quais serão seus descontos. Essa parte do processo envolve uma análise de mercado, onde tenta-se entender estratégias de concorrentes, quais produtos são os mais buscados pelos consumidores e calcula-se as margens de lucro viáveis. Nessa parte, também define-se planos de venda tanto para os e-commerces quanto para as lojas físicas, sempre certificando-se de um suporte e infraestrutura adequados para o momento.

O segundo passo diz respeito ao estoque, visto que após escolhidos os produtos que serão ofertados, é necessário fazer um levantamento da quantidade dos mesmos que você possui armazenado. Para que se evitem prejuízos, esse tipo de mapeamento deve ser feito com tempo hábil para que se entre em contato com fornecedores caso algum produto esteja em falta. Além disso, atente-se para o fato de que a Black Friday é uma ótima oportunidade para vender produtos que estão acumulados em prateleiras, podendo fazer assim o seu estoque girar.

Uma das reclamações mais frequentes durante a Black Friday, é no que que diz respeito aos prazos de entrega. É preciso entender que muitas pessoas esperam esse momento o ano todo para conseguir algo que desejam muito, e quando esse produto não é entregue dentro da data informada, a frustração é muito grande. Para evitar que esse tipo de desgaste ocorra, certifique-se de seguir os seguintes passos: forneça prazos dentro da realidade de sua empresa; foque no seu cliente e o mantenha informado no pós venda; acompanhe todo o processo da transportadora e adicione algum tempo a mais no prazo de entrega – apenas por segurança.

Muitos consumidores ficam atentos aos valores de fretes que as lojas oferecem ao comprar um produto. Muitas vezes, pelo alto valor das taxas, acaba não compensando para o lojista contratar o serviço dos correios, e é justamente aí que uma empresa terceirizada de qualidade – como a Fast Via – aparece como solução. A exigência de manter-se eficiente mediante a tantos desafios e os anos de experiência, fizeram com que a Fast Via passasse a ter as melhores soluções para todos os tipos de entregas, não importando a data comemorativa!

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