Qual a importância do planejamento de entregas nas empresas? Nós te respondemos, é essencial para que a administração da sua empresa seja ainda mais eficaz e faça com que os negócios tenham um resultado positivo, refletindo no seu crescimento.
Abrir um negócio ou executar algo sem ter um objetivo claro e um bom planejamento, é sem dúvida um erro, pois se você não sabe aonde quer chegar, também não saberá por onde começará e quais deverão ser os próximos passos.
Na logística e na elaboração de processos é indispensável o planejamento, quanto mais organizado, detalhado e com os fatores de riscos sendo levados em conta, mais precavido você se tornará e com resultados ainda mais assertivos.
Basicamente, esse roteiro servirá para indicar quais serão as próximas etapas necessárias para que a entrega seja feita com qualidade e no menor tempo possível, otimizando o uso de recursos e satisfazendo o seu consumidor.
Aqui estão 5 dicas para um elaborar um roteiro eficiente:
1. Planejamento semanal
Sabe aquela frase: “A pressa é inimiga da perfeição”, pois então, deve ser seguida à risca quando o assunto é entrega.
Um planejamento semanal te deixará ciente de quais são os pontos críticos que merecem mais atenção, além de adquirir o controle de onde deverá ser entregue, qual é o momento ideal e o melhor transporte. Evite inconveniências.
Garanta a sua otimização nas entregas, organizando a demanda, você será capaz de notar que uma entrega com prazo para o começo da semana, fica ao lado de uma com prazo para o final do mesmo período. Ao invés de realizar dois transportes, poderá garantir o transporte de ambas. Isso antecipará a entrega: consumidor satisfeito!
2. Começar pela entrega mais distante
O processo de entrega partirá de um ponto de partida, chegará a um ponto final e voltará ao ponto de distribuição inicial.
Com isso, o ideal é começar as entregas pelo ponto mais distante e durante a volta ao centro de distribuição realizar o restante das entregas. Otimizando a o tempo da ida.
Uma boa dica é realizar as entregas de cargas leves, com motos. Assim evitará fatores de risco do macro ambiente, como congestionamentos, intenso fluxo de carros e custos com pedágios exorbitantes.
3. Definir horários adequados
Ao definir um horário próprio para cada entrega, você será capaz de evitar pontos de risco que comprometem a eficiência. Para certos tipos de transportes, devem ser considerados o rodizio estabelecido nas cidades, por exemplo o caminhão.
Ao usar motocicletas, por sua vez, você poderá entregar em horário comercial, com mais dinamismo e menos preocupação em relação ao fluxo do trânsito.
Não poderá ser deixado de lado também a preferência do seu cliente, conheça o horário mais adequado para ele.
4. Qual veículo deve ser usado
Alguns questionamentos devem ser feitos para a escolha do melhor meio de transporte:
- Qual é o peso da sua carga?
- Qual a quantidade que você entrega em cada região?
- Qual é o tempo que deverá ser entregue para o meu cliente ficar satisfeito?
- Qual é melhor meio de transporte?
Agora que você possui uma noção maior do seu produto ou serviço, você conseguirá mensurar qual transporte será o ideal para as suas entregas e adequará ao veículo correto.
Em geral, um veículo maior faz mais sentido para um grande volume de entregas, à longas distâncias, já que garantirá o transporte simultâneo de um número maior de itens. Por outro lado, em alguns casos deve ser considerado o dinamismo nas entregas. Em cidades, valerá mais a pena escolher veículos menores, como motocicletas.
5. Planejar o carregamento
Com o roteiro definido e as rotas traçadas, é necessário levar em consideração uma etapa que começa ainda no centro de distribuição: o carregamento.
Diante da rota já estabelecida, é possível desenhar o modelo de carregamento. Ou seja, os itens que sairão primeiro ficam mais acessíveis, a frente. O que facilitará o acesso e diminuirá o tempo de carregamento, favorecendo a eficiência.
Depois de seguir esses passos conte com o nosso serviço (FastVia – Entrega Especiais), para retirada e entrega. Abrace a tecnologia e inovação, e saiba mais sobre o rastreamento e comprovante de recebimento.
O resultado é que você terá um roteiro de entregas altamente eficiente, favorecendo a redução de atrasos e aumentando a satisfação dos seus clientes de modo geral.